Sexualidade

Questões com a Sexualidade podem impactar todos os campos das nossas vidas.

Sexualidade

A sexualidade permeia toda a vida do indivíduo, desde o seu nascimento, como a forma como ele se relaciona com seu corpo e suas escolhas, bem como suas relações com mundo, identidade de gênero, orientação sexual e a própria descoberta do ato sexual. Sexualidade não é sinônimo de sexo ou atividade sexual. Ela precisa ser compreendida como uma expressão afetivo-sexual que influencia o pensar, o sentir, o agir e o interagir.

Por inúmeras vezes recebi mulheres no consultório com a demanda de resolver questões ligadas à sexualidade. Algumas se entendiam como frígidas, por exemplo, e que, em pouco tempo de psicoterapia descobríamos que as questões estavam no campo dos relacionamentos, e não físicas.

São tratadas também as inúmeras nuances relacionadas ao universo da sexualidade, como impotência, incapacidade de chegar ao orgasmo, traumas e bloqueios sexuais, aumento e diminuição de libido. (Em alguns casos é necessário o encaminhamento à médicos especializados.)

A psicologia comportamental

Utilizo a psicologia comportamental para abordar questões relacionadas à sexualidade, podendo assim entender as associações e reforços, e auxiliar o paciente a encontrar caminhos possíveis em meio a comportamentos que podem ser prejudiciais.

A consulta é individual e tem duração média de 50 min. Pode acontecer de forma presencial ou online e, a depender do caso, a indicação é que ocorra uma vez por semana.