Para me conhecer
um pouco mais…

Olá, meu nome é Fernanda Junqueira. Sou mineira de Belo Horizonte, mas definitivamente sou nômade. Morei em São Paulo, no interior de Minas, no Amazonas, no Rio de Janeiro e agora de volta a São Paulo.

Há mais de 20 anos me dedico à psicologia clínica comportamental (formatura em 1999, na FUMEC – BH), atendendo presencialmente e online desde 2018. Especialista em Sexualidade Humana, atuei também com políticas públicas de programas de HIV / AIDS, no estado de Minas Gerais e em Manaus – AM, como técnica e depois como coordenadora. Neste período também conduzi grupos, atendi casais, dei aulas e continuei a me dedicar à clínica.

No Rio de Janeiro tive a oportunidade de, paralelamente ao consultório, colaborar para a implantação e execução do Programa de Cirurgia Bariátrica da Unimed-RJ. Sempre envolvida com projetos de sexualidade e de juventude, me capacitei em transexualidade, identidade de gênero e orientação sexual, tendo estudado no Ambulatório da USP, no Hospital das Clínicas – SP. Atualmente me dedico ao estudo da Psicologia Positiva.

Conheci o Ho’oponopono, uma surpreendente sabedoria havaiana baseada na limpeza de memórias, em 2003, mas não levei adiante (com certeza, ainda não estava preparada para ele). Em 2010, tive a oportunidade de ler a respeito e me lembro de praticar um pouco, mas não virou uma prática diária e acabei esquecendo. Foi só em 2013 que a sabedoria havaiana entrou definitivamente na minha vida e comecei então a me dedicar ao seu estudo, para realmente entender do que se tratava, trazendo significado para a prática e promovendo mudanças significativas no meu dia a dia.

Você já deve ter ouvido as frases EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATA, certo? Elas são parte mais conhecida do Ho’oponopono, mas confundem as pessoas e podem distorcer conceitos importantes da sabedoria. Em um determinado momento, já em 2019, comecei a compartilhar o que tinha aprendido em um grupo de mães no Facebook, chamado Padecendo no Paraíso.

Como já estudava a sabedoria havaiana há muito tempo, por meio de leituras, participação em cursos, palestras e seminários, me senti apta a indicar práticas e mantras em comentários de alguns posts. Esses comentários começaram a ganhar uma proporção grande e me vi enviando para 40, 50, 60 pessoas por dia o material que havia reunido sobre o Ho’oponopono. Os relatos que chegavam eram muito relevantes, assim como as mudanças na vida das pessoas que começavam a praticar.

Diante disso resolvi me “arriscar” e, limpando muitas memórias, criei o “Compartilhando o Ho’oponopono”, que é um encontro para falar sobre essa sabedoria tão maravilhosa, que realmente muda a vida de muitas pessoas. O encontro gerou outros módulos, mentorias, cursos especiais para empresas e públicos específicos. E mais de 700 pessoas foram impactadas apenas em 2019.

A psicologia clínica comportamental e a psicologia positiva são as minhas paixões. Se tem algo que me faz feliz é poder atender as pessoas e ajudá-las a se organizarem, de forma prática, e também internamente. Gosto de achar que faço diferença (para o bem) na vida das pessoas que me procuram profissionalmente e, quando posso aliar o Ho’oponopono aos atendimentos, fico radiante. Mas ressalto: eu sou uma psicóloga clássica e só trato do Ho’oponopono na psicoterapia se for solicitado pelo paciente ou se eu achar que se assemelha ao estilo de vida dele.

Hoje vivo em São Paulo, atendo presencialmente na Av. Paulista e no Morumbi, além dos atendimentos online. Sou casada e tenho um filho de 22 anos.